quarta-feira, 1 de junho de 2016

Prestação da casa continua a descer em Junho

Um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1% vai passar a pagar a partir de junho 472,53 euros, menos 8,90 euros face à mensalidade que era paga desde a última revisão, em dezembro.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, esse cliente pagará 464,96 euros a partir do próximo mês, menos 5,13 do que na revisão de março.

As prestações da casa estão a cair desde há cerca de dois anos, devido à redução das taxas Euribor, que desde final do ano passado estão mesmo a negociar em valores negativos, o que é histórico.

No mês de maio, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,145% e a três meses de -0,257%.

Em Portugal, 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a taxa Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

O Banco de Portugal tem-se mostrado preocupado com o impacto das baixas taxas Euribor na margem financeira dos bancos e o governador, Carlos Costa, defendeu mesmo em abril, no parlamento, que as Euribor já não refletem os custos de financiamento dos bancos quando concedem empréstimos pelo que deve ser criado um indexante autónomo que aproxime o custo dos créditos à remuneração dos depósitos.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.
 
Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário