quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Deco Alerta: tudo sobre a limpeza de chaminés

Anton Darius/@theSollers on Unsplash

Vives num prédio e tens chaminé em casa? Então fica a saber que a maioria dos pedidos de socorro que os bombeiros recebem no inverno corresponde a incêndios que têm origem em chaminés. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco
 Li recentemente notícias sobre acidentes, incêndios e intoxicações provocadas por lareiras, ou melhor, pelo uso deficiente de lareiras. Moro num prédio com sete andares, cada um com dois apartamentos equipados com lareiras, algumas com recuperador de calor. Já no inverno passado se levantou a questão da limpeza da chaminé, para evitar este tipo de problemas. Podem esclarecer-me sobre o real risco de incêndio ou de qualquer outro acidente? Quem deve fazer a limpeza da chaminé? Com que periodicidade?
O risco de acidente existe, pois sem a limpeza da chaminé, com a passagem do tempo e a constante utilização das lareiras, cria-se um ambiente propício à ocorrência de, por exemplo, um incêndio. Quando se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável chamada creosoto que, não sendo eliminada, pode provocar acidentes. Aliás, a maioria dos pedidos de socorro que chegam aos bombeiros na altura do inverno corresponde a incêndios originários em chaminés, segundo dados da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
A limpeza de chaminés deve estar incluída na rotina de manutenção do edifício. Negligenciar esta tarefa aumenta o risco de acidentes que podem acarretar responsabilidades para proprietários ou administradores. 
A limpeza periódica, eliminando a referida substância, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés, deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação. Esta manutenção previne o risco de incêndio e evita danos nas casas, como a má exaustão dos fumos que provoca mau cheiro na habitação e escurecimento das paredes.
Infelizmente, o nosso país não tem lei específica que obrigue a fazer limpeza nas chaminés dos edifícios, pelo que aconselhamos os proprietários a fazerem uma manutenção regular. 

Se gostas de acender a tua lareira toma nota estes conselhos:

  • Deves limpar a lareira ao fim de cada duas toneladas de lenha consumida.
  • Para obter a máxima eficácia na extração de fumo e evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação, devem ser montadas girândolas na saída das chaminés.
  • Fala com os teus vizinhos, alerta-os para os problemas que possam advir da desvalorização deste perigo e tenta agilizar o processo, juntando a limpeza de todas as chaminés do edifício. Desta forma, poderão obter um orçamento mais acessível a todos os condóminos.
  • Não te esqueças de pedir vários orçamentos, para poderes comparar valores e serviços

Sem comentários:

Enviar um comentário