quarta-feira, 13 de junho de 2018

Crédito para a compra de casa vive melhor mês de abril desde 2010, com taxas mais baixas

Em linha com a forte dinâmica que vive o setor imobiliário em Portugal, o negócio do crédito à habitação está em alta. No passado mês de abril, os bancos emprestaram 783 milhões de euros para a compra de casa, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, publicados esta terça-feira, 12 de junho de 2018. Este valor está abaixo do montante concedido no mês anterior, mas é muito superior ao período homólogo. Este foi, aliás, o melhor mês de abril dos últimos oito anos.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, foram concedidos 2.969 milhões de euros, o que representa o valor mais elevado também desde 2010. No mesmo período de 2017, tinham sido emprestados 2.339 milhões de euros. Ou seja, as novas operações aumentaram 26,9%.
Os números do regulador mostram que em abril passado foram emprestados 783 milhões de euros de crédito à habitação, menos 10% que os 876 milhões de euros concedidos em março deste ano. 
Mas ficou 46% acima do montante emprestado no mesmo mês do ano passado, sendo a quantia mais elevada num mês de abril desde 2010, quando foram emprestados 807 milhões de euros.

Taxa de juro dos novos empréstimos à habitação voltou a descer

Já a taxa de juro média dos novos contratos desceu três pontos base em abril, fixando-se em 1,46%, por comparação com março, também segundo dados do BdP, divulgados esta terça-feira.
A descida da taxa de juro, que igualou o valor a fevereiro, reflecte a diminuição dos spreads, margem comercial que os bancos aplicam à taxa de juro de base.
O supervisor do sistema financeiro nacional tem demonstrado preocupação com a descida dos spreads, que permitem conceder crédito a clientes que, num cenário de subida de taxas de juro, podem ter dificuldade em pagar os empréstimos. Essa preocupação levou a entidade liderada por Carlos Costa a fazer recomendações aos bancos, que entram em vigor a partir do próximo mês de julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário