terça-feira, 24 de outubro de 2017

Crédito à habitação: taxas de juro caem, mas prestação média mantém-se

Gtres
A taxa de juro implícita no conjunto dos créditos para compra de casa em Portugal recuou em setembro, confirmando o regresso da tendência de alívio após uma ligeira subida em julho. Já a prestação média vencida manteve-se inalterada, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se nos 1,009% em setembro, valor inferior em 0,5 pontos base ao observado em agosto (1,014%)", revela o INE. Mesmo com as taxas a caírem, a prestação média paga pelos portugueses manteve-se inalterada nos 239 euros por mês. 
Mais acentuada foi a quebra que se verificou nos contratos celebrados nos últimos três meses, em que "a taxa de juro para este mesmo destino de financiamento passou de 1,687% em agosto para 1,668% no mês seguinte".
Ainda assim, a prestação média vencida nesses contratos de crédito fixou-se nos 323 euros, o que corresponde a um agravamento de sete euros face ao valor registado no mês anterior. Já o capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos, diminuiu 39 euros face ao mês anterior, para 51.521 euros, em setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário