quarta-feira, 29 de março de 2017

10 coisas que deve ter em atenção com o IMI. Primeiro pagamento é em Abril

Porque o IMI é um imposto certo e regular e cabe ao contribuinte estar atento e paga-lo nos prazos devidos. Fique a par do que deve fazer. 

Prazos 
O IMI pode ser pago em 1, 2 ou 3 prestações, tudo depende do valor em causa. Sendo inferior a 250 euros é pagio de uma única vez em abril. Se exceder os 250 euros mas não os 500 é pagos em abril e novembro e se for superior a 500 euros tem de ser pago em abril, julho e novembro.
 
Taxa 
Depois de vários anos com a taxa a oscliar entre os 0,3% e os 0,5%, o patamar mais elevado do imposto baixou para 0,45%. A mudança entrou em vigor no ano passado, mas este será o primeiro ano em que será aplicada 

IMI Familiar 
Depois de vários anos com a taxa a oscliar entre os 0,3% e os 0,5%, o patamar mais elevado do imposto baixou para 0,45%. A mudança entrou em vigor no ano passado, mas este será o primeiro ano em que será aplicada 

Sol 
Em 2016 foram feitas várias alterações a alguns dos indicadores relevantes na determinação do valor patrimonial. Além de uma alteração dos coeficientes de localização a qualidade e conforto também foram mais valorizadas. Ter uma boa exposição solar pode aumentar o IMI. 

Piscina 
As autarquias (ainda) não pode avaliar casas, mas podem tomar a iniciativa de pedir a actualização do valor patrimonial, quando entendam que este está desactualizado porque a casa teve melhoramentos ou foi construída uma piscina, por exemplo.  

Onde pagar 
O IMI pode ser pago na rede do Multibanco, nas estações dos correios ou nos serviços de finanças.  

Atrasos
Tal como nos outros impostos, os atrasos no IMI também saem caros: implicam o pagamento adicional de coimas e juros, que serão tanto mais elevados quanto maior o atraso. 

Prestações 
No IMI não há possibilidade de pedir o pagamento em prestações, para além das fases que estão previstas na lei. Os planos prestacionais são possíveis, quando a cobrança avança para processo executivo. 

Isenção 
Além das isenções intemporais (para famílias de baixos rendimentos) há uma isenção concedida por três anos para casa própria e permanente e de valor até 125 mil euros. Se a conta não chegar, verifique se ainda está a beneficiar de isenção. 

Ruínas
Cabe às autarquias decidir se querem cobrar uma taxa de IMI agravada (que corresponde ao triplo da que fixam para os restantes imóveis urbanos) aos prédios devolutos ou em ruínas. Este ano, há 20 autarquias que vão aplicar esta taxa, incluindo Lisboa, Porto, Cascais, Sinta ou Almada.
 
Fonte: Dinheiro Vivo

1 comentário:

  1. Você precisa de um empréstimo a uma taxa de juros de 3%? Se sim, os candidatos interessados devem por favor contactar-nos hoje para o seu empréstimo online rápido e fácil, sem depósitos de garantia.
    Email: atlasloanfirm@outlook.com
    Hangout: +1 (443) -345-9339
    WhatsApp: +1 (443) -345-9339

    ResponderEliminar