terça-feira, 27 de setembro de 2016

Avaliação bancária atinge valor mais elevado desde Dezembro de 2011

O valor médio da avaliação bancária, utilizada pelos bancos na concessão de crédito, aumentou pelo quinto mês consecutivo. Cresceu 0,5% face a Julho e atingiu os 1.073 euros por metro quadrado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do valor mais elevado desde Dezembro de 2011. Face ao mesmo mês do ano passado, este indicador cresceu 3,6%.

Este indicador é fundamental para quem está a tentar comprar casa com recurso a crédito à habitação. É com base nos valores apurados na avaliação bancária que os bancos estipulam as condições de financiamento, como os "spreads" ou o montante máximo que emprestam. Quanto maior for a avaliação, face ao pedido de crédito apresentado, melhores serão as condições concedidas pela banca.

"O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se em 1.073 euros por metro quadrado em Agosto, valor superior em cinco euros por metro quadrado (0,5%) comparativamente com o observado no mês anterior", refere o INE. A mesma fonte justifica esta evolução sobretudo com o aumento registado na região do Algarve, que passou de um valor médio de avaliação de 1.330 euros por metro quadrado, em Julho, para 1.376 euros por metro quadrado em Agosto.

"Todas as restantes regiões, à excepção do Centro, apresentaram também variações em cadeia positivas", realça o INE.

Por tipo de habitação, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos aumentou 0,7% para os 1.117 euros por metro quadrado em Agosto. Quanto a regiões, o Algarve e a Região Autónoma dos Açores foram aquelas onde os crescimentos mais se destacaram.

Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária passou de 994 euros por metro quadrado para 999 euros por metro quadrado, o que representa um aumento de 0,5%. Por regiões, "com excepção das regiões do Centro e Região Autónoma dos Açores (diminuição de nove euros por metro quadrado e um euro por metro quadrado, para valores médios de 857 euros por metro quadrado e 952 euros por metro quadrado, respectivamente, todas as regiões apresentaram crescimento do respectivo valor médio de avaliação", conclui.
 
Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário