sexta-feira, 13 de maio de 2016

Crédito à habitação: banca nunca emprestou tanto nos últimos cinco anos como em Março

Ao longo dos últimos cinco anos, nunca houve um mês em que os bancos tenham concedido tanto crédito à habitação como em março passado. Nesse mês, a banca emprestou mais 491 milhões de euros para novos contratos de compra de casa, o que corresponde a um novo máximo desde 2011, e uma subida de 29% face a fevereiro. 

Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta semana, mostram que permanece na sociedade portuguesa a cultura da compra de habitação própria. O valor atingido em março representa mesmo uma subida de 75% face a igual mês do ano passado. Ainda assim, o crédito concedido mensalmente continua longe dos máximos concedidos na última década. 

 Segundo nota o Observador, o BdP registou uma diminuição do stock total de crédito à habitação em Portugal, justificada pelo número de créditos que chegam ao fim, para perto de 98.000 milhões de euros. 

Juros pesam cada vez menos na prestação da casa 

Por outro lado, devido ao fenómeno das Euribor negativas, os encargos com o crédito à habitação continuam a cair no nosso país, sendo que as famílias portuguesas estão a pagar menos de um quinto dos juros que pagavam há cerca de sete anos. O valor médio dos juros para o conjunto dos contratos de crédito à habitação desceu de 258 euros em janeiro de 2009 para o mínimo de 50 anos em março, numa quebra de 5,798% para 1,163%. 

Ainda assim, o número de famílias incumpridoras aumentou nos últimos anos, tendo o rácio de crédito vencido na habitação duplicado de 1,5% em 2009 para 3% no final do ano passado. Nos últimos sete anos, o crédito malparado subiu 77%, de 1.768 milhões de euros para 3.138 milhões, notam os números do BdP.
 
Fonte: Idealista News

Sem comentários:

Enviar um comentário