domingo, 22 de março de 2015

APRENDA A FAZER UM TERRAÇO AJARDINADO

Se tem um espaço desocupado, aproveite para criar uma zona de fruição aprazível, sem gastar rios de dinheiro. Veja o que pode fazer, adaptando as nossas sugestões à sua carteira.

Tem um terraço desaproveitado e gostava que se parecesse com um jardim? Experimente associar bolbos e vivazes, plantar flores tardias ou colocar plantas coníferas anãs combinadas com espécies de flor e plantas suspensas. As trepadeiras são uma boa aposta para implementar.A decoração vertical num terraço é muito importante. Utilize plantas trepadeiras e pendentes para este tipo de decoração. Pode colocar as plantas sobre gelosias ou painéis de madeira, ferro ou plástico situados junto a paredes. Deixe entre três a quatro centímetros de distância entre a parede e a estrutura para que o ar circule e ate os ramos com corda de jardim à medida que se vão desenvolvendo.
Heras, clematites, jasmins, parras, entre outras, cobrem as estruturas em dois ou três anos e entretanto pode plantar em vasos e cestos de parede plantas de ramos pendentes. No que se refere a bolbosas e rasteiras, nos meses de inverno está na altura de plantar bolbos de floração primaveril, nomeadamente tulipas, narcisos, crocus e jacintos, entre outros. Compre os bolbos saudáveis e enterre-os nas jardineiras, mantendo entre cinco a 10 centímetros de distância. Agrupe por cores para ganhar impacto.
O único inconveniente é que demora alguns meses até revelarem o seu esplendor. Para que os vasos não fiquem desnudados até lá, faça uma plantação de fundo à base de vivazes rasteiras. Plante, por exemplo, hipericão ou outras plantas que oferecem boas combinações graças às matizes das folhas durante todo o inverno. Não esqueça de regar de vez em quando os bolbos mas sem encharcar o substrato. 
Flores tardias
As flores devem constituir a base do seu terraço, a referência principal do toque decorativo. Ainda está a tempo de conseguir um bonito efeito com espécies de floração tardia como áster, crisântemos ou dálias, entre outras. Recorde-se de eliminar as flores murchas e juntar fertilizante à água da rega para prologar a floração. E vá pensando em semear as flores que as substituirão, as bienais, como é o caso de amores-perfeitos ou margaridas, entre outras.
Coníferas anãs
Poucas plantas evocam tanto um jardim como as coníferas anãs. Embora o seu escasso tamanho, oferecem o porte e a longevidade dos bosques atlânticos. Os juníperos, os ciprestes-de-lawson ou os ciprestes-de-lyland podem proporcionar uma base decorativa perene, original e de grande qualidade no seu terraço durante o outono e o inverno. Se gosta de combinações, junte com flores e espécies pendentes.
Folhas e mais folhas
As rainhas do outono são as folhas que perderam a clorofila, deixando lugar a um monte de células cromáticas. Se pretende dar cor ao seu terraço, plante espécies de colorações foliares outonais apelativas, por exemplo ligustros, parra virgem, viburnos ou arce japonês. Agora, todas oferecem quentes laranjas, ocres e avermelhados.
Aproveite as bagas
A partir do fim do verão, muitos arbustos cobrem-se de pequenos frutos, denominados bagas, de grande valia não só para os pássaros mas também para o seu terraço porque o enchem de cor durante o outono e o inverno. Embora estes arbustos possam ser resistentes, requerem alguns cuidados para se manterem saudáveis, sobretudo a poda dos terminais verdes, no verão, para deixar os frutos descobertos.
fonte: sapo LyfeStyle

Sem comentários:

Enviar um comentário