quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Comprar ou arrendar casa para viver?

Dinheiro Vivo101_ ilustração

Arrendar custa menos dinheiro no presente. Mas comprar pode significar menos preocupações e despesa no futuro. 


Arrendar casa era mais barato do que comprar em 2007, quando a equipa da Dinheiro & Direitos analisou os custos da compra e do arrendamento. Em 2010, com o acesso ao crédito a complicar-se, compensava comprar para quem tinha algumas poupanças e não precisava da banca. Hoje, o mercado está em alta: os preços de venda da habitação estão em ascensão, os juros do crédito baixos e as rendas muito elevadas, principalmente nas cidades que beneficiam do turismo. Para quem pretenda um imóvel para residir, compensa comprar ou arrendar? A revista Dinheiro & Direitos voltou ao terreno e fez as contas, considerando um T2 com 100 m2 e características semelhantes em Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco e Faro.

Resposta está nos custos.

 Os preços altos dos imóveis para quem quer comprar estão a ser aliviados pelas baixas taxas de juro dos créditos à habitação, graças à Euribor historicamente baixa, mesmo em valores negativos. Mas a estes valores há que somar uma série de custos: despesas com o processo de crédito, impostos, escritura, seguros, comissões bancárias. Depois, o valor do condomínio, das obras, e mais impostos. “Custa muito, literalmente, ser proprietário. Bem mais do que ser arrendatário, a quem cabe pagar, basicamente, uma caução inicial e uma renda mensal, por norma atualizada todos os anos ao ritmo da inflação”, defendem os autores do estudo da publicação da Deco Proteste. 

No caso de Lisboa, para comprar uma casa precisa de 56 mil euros, 20% do preço de aquisição. A este custo deve somar gastos notariais e de registo, o imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), imposto de selo sobre o valor da aquisição (0,8%) e do crédito (0,6%), e ainda as despesas por conta das comissões iniciais referentes ao empréstimo. Feitas as contas ao mês, a fatura da compra é ligeiramente mais leve. E a isto somando a prestação aos prémios anuais dos seguros de vida e multirriscos exigidos pelo banco e ainda as despesas com o condomínio. 

No caso das contas anuais, por causa do imposto municipal de imóveis (IMI), obrigatório para quem compra casa, o arrendamento revelou-se menos caro. E ainda é possível deduzir no IRS 15% das rendas suportadas, com o limite anual de 502 euros. Ao fim de 30 anos, o estudo conclui que comprar casa em Lisboa é mais vantajoso: gastam-se menos 50 mil euros. 

Em Braga, por exemplo, vale a pena comprar, apesar de estarmos a falar de 20 euros de diferença entre a prestação e a renda, e de 16 mil euros de poupança ao fim de 30 anos. No Porto e em Faro compensa comprar, pensando nos custos de curto, médio e longo prazo. 

Conclusão: arrendar vem com menos preocupações no presente. Está-se livre de várias despesas iniciais (IMT, imposto de selo, escritura, registos), periódicas (IMI e condomínio) e outras ocasionais, como obras de conservação do imóvel. Além disso, permite mudar-se quando quiser, desde que avise o senhorio no prazo que ficou definido no contrato. Mas comprar pode significar menos preocupações no futuro. Se na idade da sua reforma já tiver o empréstimo ao banco saldado, terá uma casa e menos uma despesa – a cereja em cima do bolo – e possui património para deixar aos herdeiros.

fonte: Dinheiro Vivo 

1 comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderEliminar