Esta projecção é divulgada nas projecções para a economia portuguesa: 2016-2018, pelo Banco de Portugal:
Taxa de juro de curto prazo (EURIBOR a 3 meses) %:
0,0 (2015)
-0,3 (2016)
-0,3 (2017)
-0,3 (2018)
Fonte: Fontes: BCE, Bloomberg, Thomson Reuters e cálculos do Banco de Portugal.
Segundo o Boletim Económico de Junho de 2016, do Banco de Portugal (BdP), "a evolução da taxa EURIBOR a três meses tem por base as expectativas implícitas nos contratos de futuros. Reflectindo inter alia o conjunto alargado de medidas de política adoptadas pelo BCE, estes contratos apontam para a manutenção de taxas de juro negativas ao longo do horizonte de projecção, em níveis próximos dos antecipados na nota de projecções de Março".
Ainda de acordo com o BdP, o crescimento médio anual do produto interno bruto (PIB) deverá ser de 1,3 por cento em 2016, acelerando para 1,6 por cento em 2017 e diminuindo para 1,5 por cento em 2018, o que implica um nível do PIB no final do horizonte de projecção próximo, mas ainda abaixo, do observado antes da crise financeira internacional em 2008.
"A evolução projectada para a economia portuguesa é marcada por uma recuperação gradual da procura interna, com um crescimento médio anual de 1,7 por cento ao longo do horizonte de projecção. Esta evolução é compatível com a continuação da redução do nível de alavancagem do sector privado, condição indispensável para assegurar um padrão de crescimento sustentável da economia portuguesa nos próximos anos", revela em comunicado.
Fonte: Diário Imobiliário
Sem comentários:
Enviar um comentário