A taxa de juro dos contratos de crédito à habitação manteve em maio a tendência de queda registada nos últimos dez meses, tendo descido de 1,300% em abril para 1,285% no último mês. Já a prestação média paga ao banco pelo empréstimo concedido para a compra de casa situou-se nos 240 euros, menos um euros que em abril.
“Em maio, a taxa de juro implícita no crédito à habitação diminuiu, face ao mês anterior, 0,015% para 1,285%, mantendo a tendência decrescente dos últimos 10 meses. Para os contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita fixou-se em 2,738% em maio, inferior em 0,110% à taxa registada no mês anterior”, escreve o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No que diz respeito ao valor médio da prestação vencida, desceu um euro em maio face a abril, para 240 euros. “Esta redução é explicada por uma diminuição de igual montante no valor médio do pagamento de juros”, explica o INE, salientando que nos “contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação foi idêntico ao registado em abril, 317 euros”.
Já o valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos, situou-se em 52.684 euros, menos que em abril (52.763 euros). “Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio do capital em dívida situou-se em 80.383 euros em maio (78.801 euros no mês anterior)”, conclui o INE.
fonte: Idealista News
Sem comentários:
Enviar um comentário