As tecnologias apresentadas no World Mobile Congress (WMC) 2015, em Barcelona – a maior feira para a indústria dos dispositivos móveis do mundo – continuam a alimentar os sonhos dos fãs de tecnologia. Se os gigantes da indústria de telecomunicações já revelaram os seus trunfos (aqui e aqui), há quem, não sendo frequentador habitual destas andanças, não deixe de trazer novidades não menos surpreendentes. É o caso do Ikea, que, no último domingo, apresentou uma ideia que pode mudar para sempre a forma como as pessoas se relacionam com os gadgets: uma mobília inteligente capaz de carregar os aparelhos eletrónicos sem recorrer a qualquer cabo ou fio.
A coleção “Home Smart” – nome do projeto da companhia sueca – inclui lâmpadas, secretárias e mesas com placas integradas que carregam as baterias dos smartphones através da transferência de energia por indução. Ou seja, adeus fios vários, de todos os tamanhos e feitios. Olá, wireless.
Numa primeira fase, o Ikea vai dedicar-se a desenvolver mobília com a tecnologia Qi integrada. No entanto, no futuro, a companhia sueca vai desenvolver uma linha de placas que funcionam à base deste tecnologia e que poderão ser integrados em móveis já existentes.
Já existem várias marcas de smartphones e tablets que dispõe da tecnologia, pelo que, quando os novos móveis suecos chegarem, já não haverá desculpas para andar com telemóvel sem bateria – afinal, bastaria pousá-lo em cima da mesa para o carregar.
fonte: observador
Sem comentários:
Enviar um comentário